quinta-feira, 12 de abril de 2012

Projetos da SEMAGRI em Alagoinhas foca o desenvolvimento da Agricultura Familiar em Alagoinhas




Equipe formada, reuniões periódicas com associações rurais, visitas às comunidades e vários projetos já engatilhados são alguns dos avanços conquistados pela recém criada Secretaria de Agricultura de Alagoinhas - SEMAGRI, em direção do pleno desenvolvimento do setor rural do município. 



“Dentre os benefícios que ocorrerão na Zona Rural de Alagoinhas a distribuição de adubos orgânicos para os agricultores familiares, através de parceria firmada com um abatedouro, está muito perto de ser concretizada”, citou o Secretário Interino de Agricultura, Juscélio Carmo.
Alavancar, dentre outras culturas da região, o já tradicional setor citrícola também é uma das prioridades da nova pasta. Após a proibição por lei, que vai vigorar a partir de janeiro de 2013, os agricultores que produzem laranja e limão não poderão mais comercializar os produtos cultivados fora de viveiros.




“Com a forma tradicional de cultivar o citrus, a muda está sujeita a pragas e doenças”, explica o diretor de Agropecuária, Ericsson Carvalho. “A partir de parcerias que serão firmadas com a Prefeitura, os agricultores familiares terão acesso à tecnologias e receberão a doação dos viveiros para cultivar  mudas fiscalizadas pelos órgãos competentes , o que evitará problemas e gerará mais renda a esses trabalhadores “, informou o diretor. 
Outra ação em andamento é a melhoria no escoamento da produção com a requalificação das estradas da zona rural, uma das primeiras a serem beneficiadas será a que liga a comunidade de Oiteiros ao Distrito de Boa União.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário