O secretário de Educação da Bahia Profº Osvaldo Barreto falou em entrevista a RBR sobre a greve dos professores da rede estadual que tem pouco mais de 1 mês.
De acordo com ele, desde quando a greve começou o governo tem acompanhado cuidadosamente todo movimento, que a justiça confirmou ser ilegal, “desde então o governo vem fazendo um apelo para que os professores voltem às salas de aula para não causar maiores prejuízos aos alunos”, completou
Osvaldo destacou que existem muitas escolas da rede estadual que estão trabalhando e pede novamente que os professores retornem as aulas, pois o governo nunca deixou de dialogar com o sindicato.
“Na véspera da assembleia tivemos uma reunião com a diretoria do sindicato afim de que a greve não iniciasse, infelizmente o sindicato rompeu o diálogo e decretou greve”, salientou.
Relatou ainda: “Essa greve é ilegal. Pedimos que os professores voltem às aulas para discutirmos um calendário de reposição de aulas das escolas, iremos repor o salário referente aos dias parados.
O governo não deve nada aos professores, a lei que foi aprovada pela AL-BA no dia 24 de novembro de 2011 lei 12364 sobre ameaças de invasão da assembleia, foi abraçada, a categoria festejou, agora eles recusam a lei e não prevê reajuste nenhum de 22%”.
Em relação aos professores reclamarem de não cumprimento do acordo por parte do governo estadual, o professor ressaltou que a lei é acordo e foi assinada. Ele frisou ainda que no portal da APLB tem o projeto de lei do governador e agora os professores dizem que a lei não vale nada.
Barreto pontuou ainda que na realidade o estado da Bahia tem hoje um plano de carreira aos 32.000 professores licenciados que possui, começando da graduação, e existe um grupo de não licenciados de ensino médio que tem uma carreira em instrução cerca de 4.900, “a maioria desses, de ensino médio, estão em fase de aposentadoria, então a lei veio para atendê-los, no caso de professores licenciados a lei do piso é de 2008 e passou a ter validade em janeiro de 2009 desde então o governo da Bahia paga acima do piso salarial aos licenciados, eles nunca ganharam abaixo do piso”, explicou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário